NUREG

NUREG Encontros

O grupo NUREG Encontros estabelece programações semestrais e reúne os participantes em torno de discussões sobre temas previamente escolhidos, vinculados ao grande eixo de pesquisa do Núcleo, “Território e Resistência na Globalização”. Nesse sentido, são selecionados autores envolvidos com a questão do território, de seus limites ou fronteiras (em sentido amplo) e de suas distintas configurações e concepções. Parte-se de uma perspectiva que privilegia as abordagens latino-americanas sobre o tema, em especial o chamado pensamento descolonial, mas sem ignorar a importância do diálogo com autores tanto dos chamados países centrais (como aquelas já desenvolvidas com Michel Foucault, Antonio Gramsci, Stuart Hall e Doreen Massey) quanto periféricos (como as leituras já feitas do africano Achille Mbembe). No segundo semestre de 2020 estamos concentrados na leitura de autoras latino-americanas como Gloria Anzaldúa e Silvia Rivera Cusicanqui.

O Grupo de Debates e os Grupos de Trabalho se comunicam através de correio eletrônico e de um grupo de whatsapp. Interessadxs em participar, favor entrar em contato através do e-mail contato.nureg.uff@gmail.com.

Grupos de Trabalho (GTs)

GT - Pesquisa e(m) ação 

A pesquisa em ação apresenta-se como potente ferramenta de reflexão de e intervenção propositiva em processos de transformação social. A luta social, os movimentos sociais e(m) seu territórios são um campo fértil para uma pesquisa crítica e engajada, da mesma forma que o campo da educação (popular) como espaço de movimentos, do aprendizado e da troca de saberes apresenta-se como terreno potente para a realização de pesquisa-ações.

No GT Pesquisa e(m) Ação, a nossa proposta é construir um ambiente de encontro, troca e apoio mútuo entre pessoas em busca de metodologias emancipatórias de pesquisa que gostariam refletir e compartilhar experiências a aplicação das mesmas. Como se constrói conhecimento e como pesquisadorxs em ação podem conectar os campos do saber, da prática e do político-ideológico para co-gerar conhecimento libertador?

Vamos nos encontrar uma vez por mês em uma reunião de troca onde também discutimos leituras compartilhadas, ao mesmo tempo em um ambiente colaborativo, grupos de força-tarefas, de escrita coletiva de textos, realização conjunta de pesquisas, etc. Podem se formar a qualquer momento e como parte do GT desenvolver sua própria dinâmica.

Meio de comunicação do GT é um grupo no whatsapp. A partir da primeira participação em um dos encontros mensais, novos integrantes do GT são incluídos nesse grupo.

Interessadxs em participar do GT, favor entrem em contato com o e-mail contato.nureg.uff@gmail.com ou entrem na sala do GT na data e horário do encontro.

GT - O(u)tras Economias

O GT Outras Economias formou-se em 2020 durante a escrita coletivo do verbete "O(u)tras Economias" para o Dicionário de Ecologia Política (em edição). Une pesquisadorxs interessadxs em práticas econômicas alternativas que apontem caminhos para a superação do capitalismo.