Apresentação dos membros dos grupos

Rogerio Haesbaert da Costa (Coordenador)

Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense e do Curso de Pós-Graduação em Políticas Ambientales y Territoriales da UBA (Buenos Aires). Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela UFSM (Santa Maria-RS), Mestre em Geografia pela UFRJ (Rio de Janeiro), Doutor em Geografia Humana pela USP (São Paulo, com Estágio Doutoral no Instituto de Estudos Políticos de Paris), Pós-Doutorado em Geografia na Open University (Inglaterra) sob supervisão de Doreen Massey. Professor Visitante em diversas universidades na Inglaterra, França, México, Colômbia e Argentina. Pesquisador nível 1A do CNPq. Experiência nas áreas de Geografia Regional, Geografia Política e Teoria da Geografia, atuando principalmente nos temas: território e des-territorialização, região e regionalização. Autor, entre outros, dos livros ''O Mito da Desterritorialização: do 'fim dos territórios' à multiterritorialidade'' (ed.em espanhol: Siglo XXI Editores, México), ''Regional-Global: dilemas da região e da regionalização na Geografia contemporânea'' (ed. em espanhol: CLACSO/UBA/Politécnica Nacional de Colombia), '''Viver no limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção" (no prello em espanhol: Siglo XXI Editores), ''Des-Territorialização e Identidade: a rede 'gaúcha' no Nordeste'' e ''Territórios Alternativos''. Prêmio Manuel Correia de Andrade-Geógrafo destaque pela ANPEGE. Prêmio Eidorfe Moreira de Geografia Regional. Ex-representante de área de Geografia Humana no comitê assessor do CNPq, membro da Comissão de Avaliação de Pós-Graduação em Geografia da CAPES e representante da Comissão de Geografia Cultural para a América Latina da União Geográfica Internacional (UGI)

Currículo Lattes

Timo Bartholl (Coordenador)

Timo Bartholl é formado em "Geografia dos Países em Desenvolvimento com Foco na América Latina" pela Universidade Eberhard-Karls de Tübingen, Alemanha (2006). Entre 2003 e 2006 atuou no contexto de Fóruns Sociais Mundiais e realizou sua pesquisa de mestrado ao participar do processo organizador do V. Acampamento Intercontinental da Juventude em Porto Alegre em 2004/2005 com apoio do DAAD. Desde 2008 mora e atua em movimentos sociais de base na Zona Norte do Rio de Janeiro, integrando, desde 2010 o coletivo e espaço comunitário "Roça!" no Timbau/Maré. Em 2011 ingressou ao curso de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional no Instituto de Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e em 2012 migrou para o curso de Doutorado em Geografia (Ordenamento Territorial Urbano-Regional) da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde se formou doutor como bolsista do CNPq entre 03/2012 e 02/2014, e da FAPERJ entre 03/2014 e 02/2016. Integra desde 2012 e hoje coordena, junto ao fundador Rogério Haesbaert, o Núcleo de Estudos Território e Resistência na Globalização (NUREG/CNPq). Em 2016/2 atuou como Professor Substituto do Departamento de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ) e em 2017/1 como docente no programa PARFOR/UFRRJ. Entre 2017/2 e 2018 trabalhou como Pesquisador Associado do Departamento de Geografia da Universidade de Loughborough/Inglaterra no projeto de pesquisa NutriCities, sobre a relação do horizonte da soberania alimentar com a periferia urbana. Desde 6/2019 atua como Professor Adjunto no Departamento de Geografia da UFF/Niterói. Leciona Geografia Regional e Geografia dos Blocos Mundiais do Poder e desenvolve Geografias em movimento(s): Geografias dos movimentos sociais e das dinâmicas territoriais nas periferias urbanas e métodos de pesquisa-ação comunitária com foco nas linhas temáticas "favelas como territórios de resistência - trabalho de base - coletivismo econômico - soberania alimentar e agroecologia". No âmbito do NUREG coordena os Grupos de Trabalho "Pesquisa e(m) Ação" e "O(u)tras Economias". 

Currículo Lattes

Vânia Menezes de Almeida (2000 - presente)

​Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (2003), graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2008), graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2006).

Atualmente se dedica ao trabalho voluntário de assistência a populações em situação de risco.

Currículo Lattes

Daniella Guimarães Barcellos (2003 - presente)

Bacharel em geografia pela Universidade Federal Fluminense (1997), licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2000), Especialização em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense (1998), Especialização em Educação para Planejamento Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2006).

Currículo Lattes

Maria Lucia Cunha Lopes de Oliveira (2008 - presente)
Ana Angelita Costa Neves da Rocha (2009 - presente)

Professora da Educação Pública no exercício de esperançar na convivência, na inter-transdisciplinaridade, nos diálogos caminhantes por uma Educação-Geografia emancipatórias.

Graduação em Pedagogia, Licenciatura Plena (Biologia e Saúde) no Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Mestrado em Filosofia da Educação, Instituto de Estudos Avançados em Educação/ IESAE. Doutorado em Filosofia da Educação, University of Maryland, Department of Social Foundations of Education e Pós-Doutorado em Geografia Política, Universidade Federal Fluminense, Núcleo de Estudos sobre Regionalização e Globalização (NUREG).

Participante do NUREG em diálogo com o Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Currículo (NUPEC), UFF/Faculdade de Educação.

 

Pesquisa (ênfase em abordagens qualitativas, pesquisa como práxis). Pedagogia crítica. Paulo Freire: uma filosofia em ação. Dialogicidade na formação de professores. Políticas públicas, educação e saúde. Redes colaborativas de resistência político-pedagógica em espaços públicos. Geografias da memória. Enfrentamento de opressões: legado de Rosa Luxemburgo.

Atividades profissionais:
Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação (aposentada); Projeto de Extensão, Docência e Pesquisa “Educação, Saúde e Transformação: Articulando Redes Colaborativas em Espaços Públicos”.
Atualmente docente do Curso de Pós-Graduação (Interdisciplinar) "Educação, Trabalho e Culturas Profissionais: Multidimensionalidade da Práxis Docente”; ênfase em Trabalho Docente, Currículo, Didática.

Currículo Lattes

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008, 2013), com pós-doutorado em Geografia (2015, UFF), sob a supervisão do Prof. Rogério Haesbaert. Atualmente é professora (Adjunto IV) do Departamento de Didática da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o Núcleo de Estudos do Currículo, na mesma instituição, e o Núcleo de Estudos sobre Regionalização e Globalização, na Universidade Federal Fluminense. Coordena o Grupo de Estudos Espaço, Currículo e Avaliação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, avaliação, formação docente, ensino de geografia e políticas educacionais. Coordenou a Ênfase Geografia do Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica (CESPEB/CFCH/UFRJ). Entre 2017-2018, assumiu a Vice-Coordenação dos Cursos de Licenciaturas (Faculdade de Educação/UFRJ). Desde 2018, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Currículo Lattes

Leila de Oliveira Lima Araujo  (2014 - presente)

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, bolsista FAPEMIG, (Doutorado-Sandwich com o prof. Dr. José Alberto Rio Fernandes na Universidade do Porto, Portugal, bolsista CAPES).Tenho interesse em temas sobre periferia e memória urbana, toponímia, e questão de gênero e racial. Atualmente pesquiso ações contra os impactos da pandemia em favelas de Niterói e Rio de Janeiro.

Currículo Lattes

Yago Evangelista Tavares de Souza (2017 - presente)

Sou estudante da graduação da geografia da UFF, tenho interesse na área de geografia urbana e estou pesquisando no NUREG sobre as frentes de solidariedade contra os impactos da pandemia em favelas de Niterói e Rio de Janeiro.

Currículo Lattes

Johana Maiy Alecrim Alves Gomes (2019 - presente)

Geógrafa pela UERJ e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF, desenvolve pesquisas relacionadas ao campo da Ecologia Política. Atualmente produz trabalho de dissertação referente à apropriação privada das unidades de conservação da Ilha Grande no contexto neoliberal. 

Currículo Lattes

Luísa Marques Dias (2019 - presente)

Graduada e Licenciada em Geografia pela UERJ - Faculdade de Formação de Professores. Atualmente Mestranda pelo Programa de Mestrado em Geografia: Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia da UERJ/FFP.

Currículo Lattes

Fernando Damasco (2019 - presente)
Emanuel Jurado (2020 - presente)

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF, mestre, bacharel e licenciado em Geografia pela mesma instituição, com período de estudos e mobilidade acadêmica no curso de Geografia e Planejamento da Universidade do Minho - Portugal. Pesquisador e Gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Professor do curso de especialização "latu sensu" em Análise Ambiental e Gestão do Território da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE. Seus interesses de pesquisa englobam: territórios de povos e comunidades tradicionais, território e etnicidade, ordenamento territorial, estatísticas públicas.

Currículo Lattes

Doctor en Ciencias Sociales y Humanas por la Universidad Nacional de Quilmes. Jefe de Trabajos Prácticos en la asignatura Geografía e integración territorial, Licenciatura en Logística, Facultad de Ciencias Económicas, UNCuyo. Integrante del Grupo de Estudios Geografías Emergentes con sede en el Instituto de Geografía, UBA. Su tema de investigación versa en torno a la Economía Social y Solidaria, sujetos y prácticas espaciales en Mendoza (Argentina). Sus principales publicaciones son: Propuestas analíticas para un estudio espacial de la economía popular y solidaria. Aportes desde la realidad Argentina (2016); y en co-autoría: Economía Social y Solidaria en Río Negro y Mendoza. Políticas públicas, sujetos y especialidades en debate (2017) y La cuestión espacial en la Economía Social y Solidaria: una lectura de procesos cooperativos a partir de estudios geográficos (2016). También ha ejerce como docente en el nivel terciario y ha brindado cursos de posgrado en la UNCuyo.

Currículo

Alanda Lopes Baptista Martins (2020 - presente)

Professora tutora presencial no curso de Geografia-UERJ, Polo Nova Friburgo, vinculado ao Consórcio CEDERJ/Universidade Aberta do Brasil. Licenciada em Geografia pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia; Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense; Especialista em Planejamento Urbano e Ambiental pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia; Especialista em Alimentação e Cultura pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ; Mestre e Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente nos temas geografia agrária, agroecologia, agricultura urbana, economias não capitalistas e relação campo/cidade.

Currículo Lattes

Fernanda de Oliveira Grelle

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, atualmente, é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisa na área de Geografia Cultural, com interesse pela Geografia dos Alimentos Tradicionais. Investiga a formação de territórios de produtores artesanais e as dinâmicas entre produções tradicionais e as transformações do mundo contemporâneo. Possui experiência em Cartografia e Recursos Hídricos, tendo sido Analista Ambiental no Instituto Estadual do Ambiente - INEA.

Currículo Lattes