Apresentação dos membros dos grupos

Rogerio Haesbaert da Costa (Coordenador)

Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense e do Curso de Pós-Graduação em Políticas Ambientales y Territoriales da UBA (Buenos Aires). Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela UFSM (Santa Maria-RS), Mestre em Geografia pela UFRJ (Rio de Janeiro), Doutor em Geografia Humana pela USP (São Paulo, com Estágio Doutoral no Instituto de Estudos Políticos de Paris), Pós-Doutorado em Geografia na Open University (Inglaterra) sob supervisão de Doreen Massey. Professor Visitante em diversas universidades na Inglaterra, França, México, Colômbia e Argentina. Pesquisador nível 1A do CNPq. Experiência nas áreas de Geografia Regional, Geografia Política e Teoria da Geografia, atuando principalmente nos temas: território e des-territorialização, região e regionalização. Autor, entre outros, dos livros ''O Mito da Desterritorialização: do 'fim dos territórios' à multiterritorialidade'' (ed.em espanhol: Siglo XXI Editores, México), ''Regional-Global: dilemas da região e da regionalização na Geografia contemporânea'' (ed. em espanhol: CLACSO/UBA/Politécnica Nacional de Colombia), '''Viver no limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção" (no prello em espanhol: Siglo XXI Editores), ''Des-Territorialização e Identidade: a rede 'gaúcha' no Nordeste'' e ''Territórios Alternativos''. Prêmio Manuel Correia de Andrade-Geógrafo destaque pela ANPEGE. Prêmio Eidorfe Moreira de Geografia Regional. Ex-representante de área de Geografia Humana no comitê assessor do CNPq, membro da Comissão de Avaliação de Pós-Graduação em Geografia da CAPES e representante da Comissão de Geografia Cultural para a América Latina da União Geográfica Internacional (UGI)

Currículo Lattes

Timo Bartholl (Coordenador)

Timo Bartholl é formado em "Geografia dos Países em Desenvolvimento com Foco na América Latina" pela Universidade Eberhard-Karls de Tübingen, Alemanha (2006). Entre 2003 e 2006 atuou no contexto de Fóruns Sociais Mundiais e realizou sua pesquisa de mestrado ao participar do processo organizador do V. Acampamento Intercontinental da Juventude em Porto Alegre em 2004/2005 com apoio do DAAD. Desde 2008 mora e atua em movimentos sociais de base na Zona Norte do Rio de Janeiro, integrando, desde 2010 o coletivo e espaço comunitário "Roça!" no Timbau/Maré. Em 2011 ingressou ao curso de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional no Instituto de Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e em 2012 migrou para o curso de Doutorado em Geografia (Ordenamento Territorial Urbano-Regional) da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde se formou doutor como bolsista do CNPq entre 03/2012 e 02/2014, e da FAPERJ entre 03/2014 e 02/2016. Integra desde 2012 e hoje coordena, junto ao fundador Rogério Haesbaert, o Núcleo de Estudos Território e Resistência na Globalização (NUREG/CNPq). Em 2016/2 atuou como Professor Substituto do Departamento de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ) e em 2017/1 como docente no programa PARFOR/UFRRJ. Entre 2017/2 e 2018 trabalhou como Pesquisador Associado do Departamento de Geografia da Universidade de Loughborough/Inglaterra no projeto de pesquisa NutriCities, sobre a relação do horizonte da soberania alimentar com a periferia urbana. Desde 6/2019 atua como Professor Adjunto no Departamento de Geografia da UFF/Niterói. Leciona Geografia Regional e Geografia dos Blocos Mundiais do Poder e desenvolve Geografias em movimento(s): Geografias dos movimentos sociais e das dinâmicas territoriais nas periferias urbanas e métodos de pesquisa-ação comunitária com foco nas linhas temáticas "favelas como territórios de resistência - trabalho de base - coletivismo econômico - soberania alimentar e agroecologia". No âmbito do NUREG coordena os Grupos de Trabalho "Pesquisa e(m) Ação" e "O(u)tras Economias". 

Currículo Lattes

Vânia Menezes de Almeida (2000 - presente)

​Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (2003), graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2008), graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2006).

Atualmente se dedica ao trabalho voluntário de assistência a populações em situação de risco.

Currículo Lattes

Daniella Guimarães Barcellos (2003 - presente)

Bacharel em geografia pela Universidade Federal Fluminense (1997), licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2000), Especialização em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense (1998), Especialização em Educação para Planejamento Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2006).

Currículo Lattes

Maria Lucia Cunha Lopes de Oliveira (2008 - presente)
Ana Angelita Costa Neves da Rocha (2009 - presente)

Professora da Educação Pública no exercício de esperançar na convivência, na inter-transdisciplinaridade, nos diálogos caminhantes por uma Educação-Geografia emancipatórias.

Graduação em Pedagogia, Licenciatura Plena (Biologia e Saúde) no Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Mestrado em Filosofia da Educação, Instituto de Estudos Avançados em Educação/ IESAE. Doutorado em Filosofia da Educação, University of Maryland, Department of Social Foundations of Education e Pós-Doutorado em Geografia Política, Universidade Federal Fluminense, Núcleo de Estudos sobre Regionalização e Globalização (NUREG).

Participante do NUREG em diálogo com o Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Currículo (NUPEC), UFF/Faculdade de Educação.

 

Pesquisa (ênfase em abordagens qualitativas, pesquisa como práxis). Pedagogia crítica. Paulo Freire: uma filosofia em ação. Dialogicidade na formação de professores. Políticas públicas, educação e saúde. Redes colaborativas de resistência político-pedagógica em espaços públicos. Geografias da memória. Enfrentamento de opressões: legado de Rosa Luxemburgo.

Atividades profissionais:
Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação (aposentada); Projeto de Extensão, Docência e Pesquisa “Educação, Saúde e Transformação: Articulando Redes Colaborativas em Espaços Públicos”.
Atualmente docente do Curso de Pós-Graduação (Interdisciplinar) "Educação, Trabalho e Culturas Profissionais: Multidimensionalidade da Práxis Docente”; ênfase em Trabalho Docente, Currículo, Didática.

Currículo Lattes

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008, 2013), com pós-doutorado em Geografia (2015, UFF), sob a supervisão do Prof. Rogério Haesbaert. Atualmente é professora (Adjunto IV) do Departamento de Didática da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o Núcleo de Estudos do Currículo, na mesma instituição, e o Núcleo de Estudos sobre Regionalização e Globalização, na Universidade Federal Fluminense. Coordena o Grupo de Estudos Espaço, Currículo e Avaliação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, avaliação, formação docente, ensino de geografia e políticas educacionais. Coordenou a Ênfase Geografia do Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica (CESPEB/CFCH/UFRJ). Entre 2017-2018, assumiu a Vice-Coordenação dos Cursos de Licenciaturas (Faculdade de Educação/UFRJ). Desde 2018, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Currículo Lattes

Leila de Oliveira Lima Araujo  (2014 - presente)

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, bolsista FAPEMIG, (Doutorado-Sandwich com o prof. Dr. José Alberto Rio Fernandes na Universidade do Porto, Portugal, bolsista CAPES).Tenho interesse em temas sobre periferia e memória urbana, toponímia, e questão de gênero e racial. Atualmente pesquiso ações contra os impactos da pandemia em favelas de Niterói e Rio de Janeiro.

Currículo Lattes

Yago Evangelista Tavares de Souza (2017 - presente)

Sou estudante da graduação da geografia da UFF, tenho interesse na área de geografia urbana e estou pesquisando no NUREG sobre as frentes de solidariedade contra os impactos da pandemia em favelas de Niterói e Rio de Janeiro.

Currículo Lattes

Johana Maiy Alecrim Alves Gomes (2019 - presente)

Geógrafa pela UERJ e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF, desenvolve pesquisas relacionadas ao campo da Ecologia Política. Atualmente produz trabalho de dissertação referente à apropriação privada das unidades de conservação da Ilha Grande no contexto neoliberal. 

Currículo Lattes

Luísa Marques Dias (2019 - presente)

Graduada e Licenciada em Geografia pela UERJ - Faculdade de Formação de Professores. Atualmente Mestranda pelo Programa de Mestrado em Geografia: Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia da UERJ/FFP.

Currículo Lattes

Fernando Damasco (2019 - presente)
Emanuel Jurado (2020 - presente)

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF, mestre, bacharel e licenciado em Geografia pela mesma instituição, com período de estudos e mobilidade acadêmica no curso de Geografia e Planejamento da Universidade do Minho - Portugal. Pesquisador e Gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Professor do curso de especialização "latu sensu" em Análise Ambiental e Gestão do Território da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE. Seus interesses de pesquisa englobam: territórios de povos e comunidades tradicionais, território e etnicidade, ordenamento territorial, estatísticas públicas.

Currículo Lattes

Doctor en Ciencias Sociales y Humanas por la Universidad Nacional de Quilmes. Jefe de Trabajos Prácticos en la asignatura Geografía e integración territorial, Licenciatura en Logística, Facultad de Ciencias Económicas, UNCuyo. Integrante del Grupo de Estudios Geografías Emergentes con sede en el Instituto de Geografía, UBA. Su tema de investigación versa en torno a la Economía Social y Solidaria, sujetos y prácticas espaciales en Mendoza (Argentina). Sus principales publicaciones son: Propuestas analíticas para un estudio espacial de la economía popular y solidaria. Aportes desde la realidad Argentina (2016); y en co-autoría: Economía Social y Solidaria en Río Negro y Mendoza. Políticas públicas, sujetos y especialidades en debate (2017) y La cuestión espacial en la Economía Social y Solidaria: una lectura de procesos cooperativos a partir de estudios geográficos (2016). También ha ejerce como docente en el nivel terciario y ha brindado cursos de posgrado en la UNCuyo.

Currículo

Alanda Lopes Baptista Martins (2020 - presente)

Professora tutora presencial no curso de Geografia-UERJ, Polo Nova Friburgo, vinculado ao Consórcio CEDERJ/Universidade Aberta do Brasil. Licenciada em Geografia pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia; Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense; Especialista em Planejamento Urbano e Ambiental pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia; Especialista em Alimentação e Cultura pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ; Mestre e Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente nos temas geografia agrária, agroecologia, agricultura urbana, economias não capitalistas e relação campo/cidade.

Currículo Lattes

Fernanda de Oliveira Grelle

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, atualmente, é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisa na área de Geografia Cultural, com interesse pela Geografia dos Alimentos Tradicionais. Investiga a formação de territórios de produtores artesanais e as dinâmicas entre produções tradicionais e as transformações do mundo contemporâneo. Possui experiência em Cartografia e Recursos Hídricos, tendo sido Analista Ambiental no Instituto Estadual do Ambiente - INEA.

Currículo Lattes

Igor Dalla Vecchia (2020 - presente)

Formado em licenciatura e bacharelado em Geografia pela UFRGS e mestre em Análise Territorial pelo Programa de Pós-Graduação da Geografia da mesma Universidade. Lecionou Geografia na rede pública estadual e federal e participa do Núcleo de Estudos de Geografia e Ambiente (NEGA) da UFRGS onde já desenvolveu diversos projetos de extensão e atualmente vincula-se projetos de pesquisa acadêmicos. Também tem se dedicado a pesquisa e atuação junto a ativismos urbanos e ambientais, principalmente nas questões envolvendo usos da Orla de Porto Alegre, regularização fundiária e Educação Ambiental Crítica. A pesquisa de doutorado iniciada em 2020 no Ippur/UFRJ tem como tema central as novas relações de trabalho mediadas por plataformas digitais e as transformações do espaço urbano.

Currículo Lattes

Bronzi Rocha (2020 - presente)

Graduando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) Geografia UFF/Niterói. Estagiário e integrante do Núcleo de Estudos Território e Resistência na Globalização (NUREG/UFF) e do Projeto Geografar em movimento e pesquisar em ação contra os impactos da pandemia. Compõe a Comissão Editorial da Revista Ensaios de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF. Se inspira nos movimentos e nas tensões entre as realidades de suas resistências e do conhecimento geográfico. Interesses de pesquisa: teoria queer; anarquismo; gênero e sexualidade; ensino de Geografia; educação; estudos decoloniais; cartografias.

Currículo Lattes

Ginno Pérez (2020 - presente)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de pesquisa "Território, política e movimentos sociais". Mestre do Programa de Pós-graduação em "Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste de Pará (UNIFESSPA), na linha de pesquisa "Estado, Território e Dinâmicas Socioambientais na Amazônia". Geógrafo pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM). Pesquisador dos Núcleos de Estudos: "Território e Resistência na Globalização - NUREG" e "Território, Ações Coletivas e Justiça - NETAJ" da UFF e "Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial - GIS" da UFRJ. Pesquisador do Instituto de Geografia pela Paz - IGP. Pesquisador militante do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM). Áreas de pesquisa: Território. Movimentos Sociais. Ecologia política. Questão agrária e mineral. Povos indígenas e comunidades tradicionais. Pensamento crítico. Decolonialidade. Geopolítica. Políticas ambientais.

Currículo Lattes

Túlio Freitas (2021 - presente)

Arquitecto y Urbanista, Maestrante en Desarrollo Local y Territorio en el Departamento de Geografía y Ordenación Territorial por la Universidad de Guadalajara, México, y becado por el Consejo Nacional De Ciencia Y Tecnología – CONACYT.
O tema da pesquisa atual é: El derecho a la ciudad y el comercio ambulante: Un análisis comparativo contemporáneo de la regulación urbana en la región central de Guadalajara, México y Belo Horizonte, Brasil.

Currículo Lattes

Ricardo Castedo Abrunhosa (2021 - presente)
Luiza Corral Martins de Oliveira Ponciano (2021 - presente)

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente atuando também como pesquisador na área de cultura popular, com foco em Jongo, Caxambu, Samba. Participante do grupo Viramundo: Laboratório de Geografias Populares que é um coletivo de estudantes, professores e pesquisadores interessados em construir um conhecimento a partir dos saberes populares.

Currículo Lattes

Professora e Pesquisadora na UNIRIO, Artista e coordenadora do @geotales, Bióloga e Paleontóloga, @luiza_corral possui Doutorado e Mestrado em Geologia pela UFRJ, tendo experiências nas interfaces das Artes com as Geociências, Ciências Naturais e Museologia por meio da Geopoética (relação afetiva e sensível dos seres humanos com o planeta Terra), incluindo diversas áreas como Interpretação e Educação Ambiental, Geoturismo, Geoconservação, Divulgação das Geociências, Patrimônio Natural - Geológico e Paleontológico ? e Cultural, Geoética, Paleontologia Cultural, Geomitologia, Tafonomia de invertebrados, caracterização de tafofácies, Paleoarte e reconstituição paleoambiental. Docente permanente do PPGEC - UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, orienta pesquisas que envolvam as Artes como um dos caminhos para alcançar os objetivos do Ecoturismo e Conservação da Natureza. Membro correspondente do Brasil na International Subcomission on Devonian Stratigraphy associada a ICM - International Commission on Stratigraphy. Faz parte da equipe do projeto PALEOANTAR -Paleobiologia e Paleogeografia do Gondwana Sul: inter-relações entre Antártica e América do Sul, participando da coleta e pesquisa de fósseis encontrados na Ilha James Ross, na península Antártica, visando estabelecer as relações das biotas com a América do Sul. Já participou da elaboração e montagem de diversas exposições de Paleontologia no Museu Nacional/UFRJ, no Projeto Ciência Móvel do Museu da Vida/FIOCRUZ e na Oca/Parque do Ibirapuera/SP. Também trabalha com a elaboração de projetos de salvamento do patrimônio paleontológico, iniciativas de geoconservação de sítios geológicos e paleontológicos brasileiros e palestras sobre Paleontologia, Geologia e Patrimônio Geológico. Ministra as disciplinas Geologia & Paleontologia II, Paleontologia Geral, Fundamentos de Geologia e Paleontologia, Patrimônio Natural e Conservação do Patrimônio Geológico, coordena o Laboratório de Tafonomia e Paleoecologia Aplicadas - LABTAPHO e o grupo GeoTales, que tem como objetivo divulgar as Geociências por meio de performances artísticas baseadas em histórias em prosa e verso, possibilitando uma vivência dos conteúdos científicos por meio de atividades práticas, multissensoriais, interativas e lúdicas, sob a perspectiva da aprendizagem afetiva. Todos estes projetos também visam auxiliar o desenvolvimento global das pessoas, contribuindo para a constituição da sua identidade e do seu autoconhecimento, ao desenvolver o senso crítico e estético, despertar o imaginário e a reflexão sobre as relações entre as pessoas e com o planeta Terra, possibilitando uma melhor percepção dos conteúdos de Geologia e Paleontologia presentes no cotidiano, a fim de promover a conservação do Patrimônio Natural e Cultural.

Currículo Lattes

Estevão Figueiredo Ribeiro (2015 - presente)

Formado em antropologia, me interesso pela etnologia indígena, pela produção de territórios de resistência, pela dinâmica geopolítica a nível local e mundial, pelos meios de se construir processos de aprendizagens e produções artísticas e culturais que se aliem com práticas descoloniais. Como indigenista, busco apoiar as demandas dos povos.

Currículo Lattes

Felipe Lima Barbosa (2020 - presente)

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Ciências Ambientais e Conservação pelo Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ). Atuou como docente em Ciências para Educação de Jovens e Adultos na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (ESPJV - FIOCRUZ), no Programa de Educação de Jovens e Adultos de Manguinhos (PEJA-MANGUINHOS) e como educador popular em saúde no programa EDPOPSUS/ENSP-FIOCRUZ. Atuou como educador ambiental em instituições privadas. Durante o mestrado desenvolveu sua pesquisa em Educação Ambiental no processo de licenciamento de atividades petrolíferas, no campo da Gestão Ambiental Pública. Atualmente atua na organização de coletivos de fermentação de alimentos e cervejarias populares, como formador em ciências- alfabetização científica e na organização de eventos.

Currículo Lattes

Yana dos Santos Moyses (2021 - presente)

Doutora em Geografia (UFF). Mestre em Geografia (PUC- Rio). Graduada em Oceanografia (UERJ). Licenciada em Geografia (AVM). Atualmente Professora da Escola de Engenharia e Coordenadora do Laboratório de Agroecologia, Sustentabilidade e Justiça Ambiental da Celso Lisboa. Atuando , principalmente, nos temas: planejamento e gestão do território, desenvolvimento(s) territorial (ais) , sustentabilidade (s), agroecologia, educação, justiça ambiental, conflitos territoriais e movimentos sociais.

Currículo Lattes

Felipe Lima Barbosa (2020 - presente)

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Ciências Ambientais e Conservação pelo Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ). Atuou como docente em Ciências para Educação de Jovens e Adultos na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (ESPJV - FIOCRUZ), no Programa de Educação de Jovens e Adultos de Manguinhos (PEJA-MANGUINHOS) e como educador popular em saúde no programa EDPOPSUS/ENSP-FIOCRUZ. Atuou como educador ambiental em instituições privadas. Durante o mestrado desenvolveu sua pesquisa em Educação Ambiental no processo de licenciamento de atividades petrolíferas, no campo da Gestão Ambiental Pública. Atualmente atua na organização de coletivos de fermentação de alimentos e cervejarias populares, como formador em ciências- alfabetização científica e na organização de eventos.

Currículo Lattes

Julia Rudy (2020 - presente)

Licenciada e Bacharela em Geografia pela Universidade de Brasília (2020), ingressou como Mestranda em Análise Territorial no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Durante a graduação desenvolveu atividades no Grupo de Trabalho Geografia, Ambiente e Saúde atuando em projetos de pesquisa relacionados à área. Concomitantemente, desenvolveu sua monografia sobre o tema Territórios em Resistência e Economias Alternativas, uma verificação e análise das creches em uma comunidade em Brasília - DF. Integra o Grupo de Trabalho do NUREG - O(u)tras Economias. Nesse sentido, pretende continuar desenvolvendo pesquisas com relação a economias variadas e territórios em resistência.

Currículo Lattes

Lucas Gabriel Cardozo (2020 - presente)

Licenciado en Geografía (UNL, Argentina). Maestrando en Economía Social (UNGS). Becario de Investigación IHUCSO, UNL−CONICET, sede FCJS. Miembro del Programa de Extensión de Economía Social y Solidaria de la Secretaría Extensión Social y Cultural de la UNL. Actualmente se desempeña como docente en la Licenciatura de Trabajo Social en dos Seminarios: Territorio & Economía Social y Ambiente & Sociedad. Sus líneas de trabajo se desarrollan en el estudio de las políticas de economía social y solidaria a diferentes escalas, espacios periurbanos y economías comunitarias.

Academía.edu

Rodolpho Jordano Netto (2017 - presente)

Possui graduação em Produção Fonográfica pela Universidade Estácio de Sá (2008). Início na Geografia em 2012, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aonde realizou e desenvolveu trabalhos relacionados a movimentos sociais e suas dinâmicas territoriais no espaço rural e urbano. Ingressou no programa de pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, aonde vem desenvolvendo pesquisas nas áreas de Geografia Urbana, Geografia Social e Política, se debruçando nas análises acerca da repressão policial as manifestações de rua e as dinâmicas socioespaciais dos novíssimos movimentos sociais.

Currículo Lattes

Rebeca da Rocha Azevedo (2017 - presente)

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2020), cursando Licenciatura em Geografia também na Universidade Federal Fluminense. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Geografia/UFF - Niterói, no qual sou membro do núcleo GeoCine. Interessada na relação das Ciências Humanas com o Cinema e na aplicação dos conceitos geográficos para a compreensão do mundo. Realizadora audiovisual com ênfase em documentários.

Currículo Lattes

Sirlane Vieira Ferreira Alves (2020 - presente)

Sou Sirlane, filha de analfabeto, avó de João, Maria e Laura; formada na da escola pública, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com especialização em Formação de Educadores de Jovens e Adultos Trabalhadores pela mesma instituição. Professora do Curso Normal no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho - IEPIC - SEEDUC RJ; Pedagoga/Coordenadora da Diretoria do Programa Criança na Creche -PROCC - (Educação Infantil) FME- Niterói.

Currículo Lattes

Camila Reis Tomaz (2021 - presente)

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cursando Licenciatura na mesma instituição, com previsão de formatura para 2022.1. Sou instrutora de ioga há 8 anos, tendo auxiliado na disciplina Fundamentos de Yoga, eletiva dos cursos de Educação Física da UFRJ por 4 anos como monitora voluntária. Pesquiso territorialidades e práticas espaciais da Conservação da Natureza com um olhar sobre as identificações com e a partir do Meio. Atualmente estou Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 2019 com previsão de conclusão em Julho/Agosto de 2021. Integro o Núcleo de Estudos Cultura Popular e Sociedade (UFRJ) e coordeno o Grupo de Estudos Saberes de Fresta (GeoTales - UNIRIO).

Currículo Lattes