Projetos em andamento

2014 - atual

Território como categorias da prática social numa perspectiva latino-americana

Cordenador: Rogério Haesbaert

Descrição: Descrição: A pesquisa busca questionar e (re)pensar o conceito de território em Geografia a partir de uma perspectiva centrada na sua utilização enquanto categoria da prática no contexto latino-americano. Prioriza-se o estudo da mobilização de suas diferentes concepções nos discursos e práticas dos movimentos sociais e das chamadas políticas territoriais. Os pressupostos teóricos fundamentam-se em uma abordagem descolonial, enfatizando a singularidade latino-americana na conceituação de território, especialmente frente a leituras eurocêntricas.

2020 - atual

Geografar em movimento e pesquisar em ação contra os impactos da pandemia: práticas, dinâmicas e perspectivas de frentes e ações de solidariedade em favelas de Niterói e Rio de Janeiro

Cordenador: Timo Bartholl

Outros Membros: Rogério Haesbaert, Leda Velloso Buonfiglio,  Paul Schweizer, Leila de Oliveira Lima Araujo,  Flávia Elaine da Silva Martins, Bronzi Lai, João Lepore, Lucas Nascimento, Thaís Matos, Yago Evangelista.

Descrição: Estudar e analisar as dinâmicas sócio-territoriais da diversidade de ações e frentes de solidariedade que vêm surgindo frente aos impactos negativos da pandemia da COVID-19 nas favelas, com recorte espacial de favelas nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói. E mapear quais as experiências, as relações dos sujeitos e suas práticas com os territórios e quais as contradições e desafios das frentes e ações de solidariedade nas favelas.

Financiamento: PROPPI PROGRAD PROEX (UFF)